quarta-feira, 1 de junho de 2011

Air France 447: Dois anos


Nesse dia, dois anos atrás aconteceu um acidente que promete mudar procedimentos da aviação em todo o mundo.
Há dois anos, no dia 1 de Junho de 2009, 228 homens, mulheres e crianças perdiam suas vidas nas turbulentas águas do oceano atlântico. Há dois anos, aconteceu o desastre do vôo Air France 447.
As 19 horas e 30 minutos do dia 31 de maio de 2009 o Airbus A330-200 matriculado F-GZCP operando o vôo Air France 447 decola do Rio de Janeiro, com destino a Paris, França, a bordo estão 228 pessoas, 216 passageiros em sua maioria franceses e 12 tripulantes.


A rota do avião o levava até Paris passando por Natal, Fernando de Noronha e Cabo verde antes de sobrevoar Terras européias.

As 22:33 foi efetuado o último contato de voz, informando oa vião que entraria em espaço aéreo senegalês
Pouco tempo depois, o avião entra no meio e uma forte tempestade, que provoca extrema turbulência.
Depois disso, nada mais se soube do avião.

parentes que esperavam pelo vôo em paris não tiveram informações imediatas sobre o desaparecimento. A marinha brasileira iniciou imediatamente expedições de busca pela aeronave.

O sistema ACARS enviou múltiplas mensagens para a Air France, informando que o avião sofreu múltiplas panes, incluindo elétrica.

Os destroços foram encontrados 5 dias depois. Foram encontrados partes da cabine, 50 corpos e a cauda do avião




As buscas se concentraram nas caixas pretas, que não foram encontradas. Ao longo do tempo, outras 4 expedições de busca foram organizadas em busca do resto da aeronave

Os destroços da aeronave foram encontrados apenas em março de 2011, com a ajuda de submarinos robôs. Foram achados grandes pedaços da fuselagem, com corpos dentro, asas, trem de pouso e turbinas




As esperanças se renovaram quando as duas caixas prestas foram encontradas e resgatadas.



De acordo com as caixas pretas, os pilotos não tinham indicações de velocidade, pois os tubos pitot, sondas que medem as velocidade a aeronave congelaram. Os pilotos então, levantaram o nariz do avião para manter a velocidade e altitude, já que o piloto automático foi desligado. Essa ação fez o avião entrar em queda livre até o mar.

O acidente foi o segundo fatal envolvendo um A330 e o pior envolvendo essa aeronave, o pior da Air France e o pior da aviação francesa

Ainda restam muitas dúvidas sobre a queda,que poderão ser respondidas com a anáise das caixas pretas. O relatório final só sairá em 2012. o que se espera é que sejam tomadas providências para que nenhuma tragédia como essa volte a acontecer

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