sábado, 6 de novembro de 2010

LATAM: Star Alliance ou OneWolrd?

Recentemente, TAM e LAN se uniram para formar a maior linha Aérea da América Latina, a LATAM Airlines.
Até aí tudo bem, só que o problema é que A LAN Airlines faz parte da OneWorld e a TAM da Star Alliance, sendo que uma companhia não pode fazer parte de duas alianaças. A companhia ainda não anunciou qual vai ser a aliança que será escolhida mas já dá para fazer uma mínima idéia.

A LAN vai ficar com cerca de 70% da LATAM e a TAM com cerca de 29%. Se olharmos pelo critério de números é mais provável que a TAM deixe a Star Alliance e entre para a OneWorld, porém a TAM acabou de entrar na Star Alliance,e  acho que não deixaria a Star tão cedo.
Se olharmos pelo critério dos benefícios, a Star Alliance apresentaria mais,pois ela tem mais companhias aéreas, apresentando uma malha de destinos muito maior que a OneWorld, sendo 1077 da Star contra 872 da OneWorld.
Na questão de companhias aéreas, aoneWorld tem como membro o grupo British-Iberia-maerican, uma das maiores companhias aéreas do mundo, ainda tem como membro a JAL, maior do japão,Cthay pacific, maior da China, e Qnatas, maior da oceania,
porém a Star Alliance tem a Singapore, uma das maiore da Àsia, SAA, a maior da àfrica, Grupo Luftahnsa-Swiss-Austrian, uma das maiores da Europa, o grupo Continental-United, uma das maiores dos EUA, TAM, a maior da América Latina, e vai ter como membro a Air India, Maior do Sudoeste Asiático.
porém essa regra nem sempre é obedecida, e as vezes a menos interessante acaba sendo escolhida.

na minha opinião, a Star Alliance é a elhor escolha, de aocrdo com os dados;

Membros: 27(SA), 11(OW)
Destinos:  1077(SA), 872(OW)
Países: 181(SA), 146(OW)
Passageiros transportados por ano(milhões): 623.53(SA) 335.53(OW)
Frota: 4022(SA) 2470 (OW)

O ùnico obstpaculo que impede a escolha automática da Star, é o fato de a LAN, deter mais da LATAM e fazer parte da OneWorld e ainda manter Code-share com AA,BA,CX,AY,IB,RJ e QF.

Agora nos resta esperar a decisão da LATAM.Torço para que seja a Star.

Nenhum comentário:

Postar um comentário